quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Atenção mamães: Importante alteração no calendário de vacinação

Oi Gente, tudo bem?


O Ministério da Saúde anunciou essa semana uma importante mudança no calendário de vacinação.


Foram alteradas doses de reforço para vacinas infantis contra meningite e pneumonia, além do esquema vacinal da poliomielite. Também não será mais necessária a terceira dose da vacina de HPV e atenção pois essas mudanças estão valendo desde a última Segunda Feira.

Uma das principais mudanças é na vacina papiloma vírus humano (HPV) que agora passa para duas doses, sendo que a segunda deve ser ministrada seis meses após a primeira, deixando de ser necessária a administração da ter terceira dose.

Para os bebês, a principal diferença será a redução de uma dose na vacina pneumocócica 10 valente para pneumonia, que a partir de agora será aplicada em duas doses, aos 2 e 4 meses, seguida de reforço preferencialmente aos 12 meses, mas poderá ser tomado até os 4 anos. Antes era necessária uma dose também no 6°mês.

PÓLIO – Já a terceira dose da vacina contra poliomielite, administrada aos seis meses, deixa de ser oral e passa a ser injetável. A mudança é uma nova etapa para o uso exclusivo da vacina inativada (injetável) na prevenção contra a paralisia infantil.

Sendo assim, a criança recebe as três primeiras doses do esquema – aos dois,  quatro e seis meses de vida – com a vacina inativada poliomielite (VIP), de forma injetável. Já a vacina oral poliomielite (VOP) continua sendo administrada como reforço aos 15 meses, quatro anos e anualmente durante a campanha nacional, para crianças de um a quatro anos.

Também haverá mudança da vacina meningocócica C (conjugada), que protege os pequenos contra  meningite causada pelo meningococo C. O reforço, que anteriormente era aplicado aos 15 meses, passa a ser aplicado aos 12 meses, preferencialmente, podendo ser feito até os 4 anos. As primeiras doses da meningocócica continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses.

E podem ficar tranqüilas, pois segundo o Ministério da Saúde, todas as alterações foram feitas pensando no melhor e com base em estudos.

Espero ter ajudado!



Bj a todas


Nenhum comentário:

Postar um comentário